Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Wednesday, December 02, 2009

Resenha

“O grande poeta da primeira abolição”

Por Juliamaris Oliveira

O artigo fala dos folhetos de cordel dedicados ao grande poeta da abolição Castro Alves.

O autor comenta que vários intelectuais brasileiros estão cobrando em textos recentes uma nova abolição e cita o escritor Cristovam Buarque que começou essa nova critica publicando há pouco mais de dois anos “Os Estrangeiros”, segundo o autor neste há criticas sobre a violência, desemprego, fome, prostituição infantil etc.

Nicodemus cita fatos sobre a abolição da escravidão e as influências dos escritores brancos: o pernambucano Joaquim Nabuco e o baiano Antônio de Castro Alves.

Castro Alves é homenageado em centenas de folhetos, ele morreu em 1871, aos 24 anos de idade e havia publicado apenas um de seus livros, “Espumas Flutuantes”. “Hinos do Equador”, “Gonzaga”, “A revolução de minas” e “Os escravos e a cachoeira de Paulo Afonso” são obras póstumas. Castro Alves nasceu em 14 de Março de 1847 e escreveu desde a adolescência.

Comentário: Texto breve, com informações sobre um autor conhecido. Aspectos relevantes: trechos da poesia do autor citado que retratam o tema tratado, porém Nicodemus nos fornece informações desnecessárias no texto e nos dá informações incompletas. Ex.: Cita outros autores como exemplo, mas sem dar as referências bibliográficas.

PESSOA, Nicodemos. O grande poeta da primeira abolição. Caros Amigos, São Paulo, n. 87, p. 30, junho/2004.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home