Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Sunday, September 20, 2009

Resenha

“Nas vilas e nas feiras, os críticos do sertão”

Por Juliamaris Oliveira


O artigo fala sobre um recente livro descoberto do pernambucano Liêdo Maranhão de Souza “Classificação Popular da literatura de cordel”, editado em 1976. Neste livro Liêdo faz um relato de suas “andanças” pelas feiras e mercados do estado do Nordeste e o contato com poetas e editores de folhetos, conta como funciona o mercado dos livretos e a classificação crítica dos mesmos. Este livro foi elogiado por Ariano Suassuna.
Nicodemus comenta sobre a importância trazida ao estudo da literatura francesa e espanhola na literatura de cordel, mas sem desmerecer a autenticidade de nossos autores, o próprio Ariano Suassuna, Cavalcanti Proença, Orígenes Lessa, Roberto Câmara Benjamim e Carlos Alberto Azevedo.
Segundo o autor o “batismo” do folheto varia de região para região. Em algumas é chamado de livrinho de feira, em outras de livro, folheto ou romance. Os mais magrelos de 16 páginas permanecem folhetos, daí em diante romance.
A classificação por assunto reúne muitos títulos, uns trinta pelo menos. Conselhos aos de santidade e profecias, gracejo, carestia, de pelejas, de bravura e valentia, corrução (no Nordeste sem o p de corrupção) e até safadeza e putaria, os chamados cordéis eróticos. O livro apresenta 23 folhetos, texto integral.
Liêdo nasceu em Recife em 1925, estudou medicina. Escreveu também “O mercado da parca e a cultura popular do nordeste” (1975), “O povo, o sexo e a miséria ou O homem é sacana” (1980), “Marketing dos camelôs do Recife” (1996) e “O folheto popular, sua capa e seus ilustradores” de 1993.
Comentário: Texto breve. Aspectos relevantes: Trechos da poesia que tratam do tema tratado. Ex.: Nicodemus cita três poesias, uma sobre conselho, outra sobre corrução e outro erótico que é anônimo, segundo o autor por medo da censura.

PESSOA, Nicodemos. Nas vilas e nas feiras, os críticos do sertão. Caros Amigos, São Paulo, n. 90, p. 44, set/2004.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home