Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Tuesday, March 25, 2008

Resenha

“Homenagem aos mestres do repente” de Nicodemos Pessoa.
Por Isadora Vidal

O autor Nicodemos Pessoa faz uma homenagem a dois repentistas: Severino Lourenço da Silva Pinto e Rogaciano Leite.
Severino Pinto, ou Pinto de Monteiro, uma alusão à sua cidade natal, foi considerado por Otacílio Batista na “Antologia ilustrada dos Cantadores” (escrita em parceria com Francisco Linhares, edição da Universidade Federal do Ceará, 1982) o maior repentista de todos os tempos.
Outra antologia, “Literatura de Cordel” (publicada em 1982 com patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil), com apresentação de Gilberto Freyre, traz o encontro entre Pinto e Severino, o Milanês, outro repentista, no cordel intitulado: “Peleja de Pinto com Milanês”.
Rogaciano Leite, de São José do Egito, formou-se em jornalismo, chegou a tentar carreira diplomática e como repórter chegou a ganhar um prêmio Esso. Apesar de seu perfil diferenciado, o de um intelectual, era um poeta popular. Escreveu também letras de músicas, como “Cabelos cor de Prata” em parceria com Silvio Calda, e sonetos publicados em seu livro “Carne e Alma”. Seus temas refletiam principalmente a amargura que sentia em relação à cidade onde nasceu.
O autor exemplifica muito bem as características atribuídas a cada poeta com trechos de obras de cada um deles, no entanto, dá poucas informações sobre os temas abordados por Severino Pinto, citando apenas seu humor extraordinário e sua malícia. Também fornece poucas informações sobre a vida de Rogaciano Leite, não provendo sequer informações sobre o livro do poeta que ele cita (“Carne e Alma”).

PESSOA, Nicodemos. Homenagem aos mestres do repente. Caros Amigos, São Paulo, n. 72, p. 28, março/2003.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home