Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Sunday, September 20, 2009

Resenha
“Hora de rezar. Pra Padim Ciço e Frei Damião”

Por Juliamaris Oliveira

O artigo fala sobre dois missionários do sertão: o italiano Pio Gianotti “Frei Damião” e o Padre Cicero Romão Batista “Padim Ciço” que são personagens de muitos folhetos.
Padim Ciço nascido no Crato, tornou-se famoso em Juazeiro do Norte. Era considerado santo e foi citado também em forma de protesto em vários folhetos.
Expedito Sebastião escreveu quando queriam canonizá-lo “A opinião dos romeiros sobre a canonização de Padre Cícero”.
Um outro Expedito, este Freire da Silva, do Rio Grande do Norte não o considera apenas como santo, mas prevê que um dia ele voltará a Juazeiro. Rodolfo Coelho Cavalcante escreveu o folheto “A volta de Padre Cicero Romão Batista.
Frei Damião nasceu em Bozzano em Roma e no Brasil ficou conhecido como Frei Damião. Coelho Cavalcanti o vê como sucessor de Padim Ciço e escreveu “Frei Damião – O missionário do Nordeste”.
Mark Curran escreveu sobre Rodolfo em um de seus livros e discorda de Expedito Sebastião Silva sobre a canonização de Padim.
Também é citado José de Costa Leite, paraibano de Sapé, “Frei Damião sonhou com Padre Cicero”.
Comentário: Texto breve. Aspectos relevantes: trechos de poesias sobre o tema tratado, porém Nicodemus nos dá informações desnecessárias e nos dá informações incompletas. Ex.: cita autores sem dar referências bibliográficas.

PESSOA, Nicodemos. Hora de rezar. Pra Padim Ciço e Frei Damião. Caros Amigos, São Paulo, n. 86, p. 44, maio/2004.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home