Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Wednesday, December 02, 2009

Resenha

“De quadrão, de meia quadra, e também de gemedeira” de Nicodemus Pessoa.

Por Paulo Fuzinelli

O autor Nicodemus Pessoa expõe informações acerca do quadrão, da meia quadra, do gabinete e da gemedeira. A primeira, a partir das idéias de Câmara Cascudo se relaciona a estrofes com versos ilimitados, todos constituidos de quatro decassílabos no final e a coloca como um dos gêneros mais difíceis. O próximo gênero é a o gabinete, considerada por Nicodemus, muito próxima a meia quadra e possui em sua formação versos de seis e sete sílabas, mas sem número exato de versos.

Já o quadrão, é um gênero que se constitui de estrofes de oito versos, possuindo rimas nas três primeiras, mas pode também não ocorrer desta forma, já que, segundo estudiosos, tal gênero sofreu muitas mudanças ao longo do tempo.

Por fim, o autor demonstra a gemedeira, que tem em sua essência a explicitação de temas engraçados. Durante todo o artigo, com uma linguagem de fácil acesso, Nicodemus Pessoa exemplifica perfeitamente todos os gêneros contando com o trabalho de autores como Soares do Nascimento, Lourival Batista dentre outros, propondo-se a esclarecer e demonstrar os meios e as formas que constituem a literatura popular, além de propagá-la.

PESSSOA, Nicodemus. De quadrão, de meia quadra, e também de gemedeira. Caros Amigos, São Paulo, n. 79, p.45, Out/2003.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home