Galeria dos Artigos

Artigos Diversos

Wednesday, December 02, 2009

Resenha

“Aplausos do Cordel”

Por Claudia Flora

O artigo traz vários trechos de cordelistas importados para São Paulo e que, a partir das vivências neste estado, fizeram homenagens ao mesmo falando sobre o metrô, que é algo comum para maioria dos Paulistas.

O primeiro folheto citado tem como título Trabalhando a vida em São Paulo, escrito por Cecília Maria Rodrigues Nahas, a Ciça, que veio de Rondônia para São Paulo ainda garota. Seu texto fala que para entendermos melhor São Paulo é preciso voltar ao passado, e descobrir que o povo deste local se constitui de pessoas que vieram de outras nações em busca de nova pátria e de pessoas que vieram da mesma nação em busca de novo chão. O segundo folheto é do alagoano Sinzenando Cerqueira Lima intitulado Metrô: Uma Grande Construção, o cordelista dá boas vindas ao metrô e fala sobre a sua construção dando adeus à Maria Fumaça.

São Paulo e o Seu Sistema Ferroviário escrito pelo cordelista cearense Rubenio Marcelo é o terceiro folheto citado, neste folheto ele fala de como seria difícil a vida do trabalhador se tivesse que depender dos trens da CPTM e fala com grande entusiasmo os benefícios e comodidades dos metrôs paulistanos. O último folheto tem como título CPTM e Metrô: Rapidez, Segurança e Qualidade de Vida do cearense Antônio Carlos da Silva, mais conhecido como Rouxinol do Rinaré. Neste folheto o autor fala que o metrô já tem vinte e sete anos de tradição e faz parte de um mundo globalizado, sendo assim o mais moderno e confortável trem paulista.

Pessoa nos fala um pouco sobre o ganho que foi para o estado de São Paulo a invenção do metrô e para falar sobre esse tema utiliza a literatura popular como fonte de informação, citando até mesmo alguns trechos dos cordéis para desenvolver o artigo.

PESSOA, Nicodemos. São Paulo, 453 ano. Aplausos do cordel. Caros Amigos, São Paulo, n. 119, p. 45, fev/2007.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home